Avaliação

Avaliação independente de obras e coleções de arte para acompanhamento e planejamento patrimonial, partilha, sucessão, garantias, seguros e procedimentos judiciais ou arbitrais.

Assessoria

Assessoria personalizada sobre mercado, investimento e precificação de obras de arte, para colecionadores, artistas e novos negócios.

 Due Diligence

Pesquisa e análise de informações e documentos para orientar a aquisição de obras de arte com maior segurança.

Estratégia de venda

Estratégias para a venda de obras e coleções de arte, a partir da identificação dos mercados potenciais e dos canais de venda mais indicados para cada tipo de obra ou coleção.

 Perícia e assistência técnica

Perícia e assistência técnica em situações que exijam avaliação ou envolvam distribuição de ativos envolvendo coleções de arte, em processos judiciais, arbitrais ou em mediação.

Sobre image
Tamara Brandt Perlman é avaliadora independente de obras e coleções de Arte Moderna e Contemporânea Brasileira, e consultora sobre mercado, precificação e investimentos em arte para colecionadores e suas famílias, artistas e empreendedores. Participa com frequência como palestrante e moderadora em seminários e colóquios sobre arte e mercado.

Membro da International Society of Appraisers - ISA, Tamara é formada em Direito pela USP e tem mestrado (LL.M.) em Direito Empresarial por Columbia Law School, em NY, tendo atuado como advogada nas áreas de infraestrutura e project finance até 2010. Atualmente, é pesquisadora junto ao núcleo Arts Economics da FGVInvest, em São Paulo. Tem formação em Economia do Mercado da Arte pela Christie's Education e em Avaliação pela Sotheby's Institute of Art. Participa de forma recorrente de cursos específicos na área de arte e economia.

Tamara foi cofundadora e co-CEO da Parte Feira de Arte Contemporânea e da ArteBH Feira de Arte Moderna e Contemporânea, realizadas respectivamente, em São Paulo, entre 2011 e 2019, em Belo Horizonte, em 2018. Estes eventos, precursores no país, reuniram ao longo dos anos mais de 90.000 visitantes e 450 expositores, entre galerias de arte, editoras, coletivos e espaços independentes de arte. Tamara também foi responsável pelo planejamento e pela produção de mais de 80 palestras, oficinas e webinars sobre arte e mercado, atingindo mais de 4.000 pessoas.


Antitruste e Arte

Antitruste e Arte

No podcast do Vantagem Auferida discutimos o mercado de arte sob a perspectiva do Direito da Concorrência.

Leia Mais  
O mercado em 2021

O mercado em 2021

O ano de 2021 foi de retomada de exposições e eventos presenciais, com a adoção de modelos híbridos e flexíveis. A íntegra do levantamento da Arte!Brasileiros com o qual tive o prazer de colaborar.

Leia Mais  
Balanço do mercado de arte brasileiro em 2020

Balanço do mercado de arte brasileiro em 2020

A revista Arte!Brasileiros apresenta um levantamento do mercado de arte no ano de 2020, na matéria "Um ano bom, ano menos para o mercado de arte", de Marcos Grinspum Ferraz, com a qual colaborei. 21/12/2020

Leia Mais  
Art as Investment / Webinar

Art as Investment / Webinar

Webinar com o Prof. José Scheinkman, Economista e Charles and Lynn Zhang Professor of Economics na Universidade de Columbia, sobre arte e finanças e as conclusões do estudo "When a Master Dies: Speculation and Asset Float". 29 de setembro de 2020

Leia Mais  
Os primeiros impactos da pandemia de Covid-19 sobre o Mercado de Arte Brasileiro

Os primeiros impactos da pandemia de Covid-19 sobre o Mercado de Arte Brasileiro

Como o mercado de arte brasileiro foi impactado e está sendo transformado pela pandemia, em comparação com os mercados internacionais. Junho de 2020

Leia Mais  
O papel do colecionador e das instituições, ontem e hoje.

O papel do colecionador e das instituições, ontem e hoje.

Entrevista com Silvio Frota, colecionador de arte e fundador do Museu da Fotografia, em Fortaleza. 30 de julho de 2020 copyright Beto Skeff

Leia Mais  
Arte e Direito: Plantão de Dúvidas

Arte e Direito: Plantão de Dúvidas

Conversa sobre Arte e Direito com Ana Paula Cestari, advogada especialista em Direito da Arte, e Ana Carolina Monguilod, advogada tributarista. 16 de junho de 2020

Leia Mais  
O Brasil no mundo, o mundo no Brasil - paralelos e internacionalização da arte jovem brasileira.

O Brasil no mundo, o mundo no Brasil - paralelos e internacionalização da arte jovem brasileira.

Conversa com o art advisor Felipe Melo, co-fundador da art_ahead. 31 de julho de 2020

Leia Mais  
  • São Paulo, SP - SP, Brasil